Nos anos que antecederam a pandemia, os movimentos de mudança de advogados entre sociedades de advogados, de sociedades para empresas e vice-versa, foi muito intenso.
Com a pandemia a assombrar o quotidiano das nossas vindas e, atenta a incerteza que a mesma coloca quanto ao nosso futuro, podemos ser tentados a olhar para o mundo à nossa volta e a avaliá-lo por um prisma único: o de que tudo está adiado, suspenso, indefinido, incerto ou mesmo parado.
E esse prisma não deixou de se verificar no mercado de recrutamento jurídico, por parte de advogados e advogadas que ponderavam iniciar um processo de mudança profissional, e que foram invadidos pela incerteza que nos rodeia.
Muitos deles acabando por criar a crença de que o mercado de oportunidades profissionais na sua área estagnou, ou mesmo, que parou por completo.
Esta avaliação não ocorre baseado em factos, em dados, em estatísticas, baseia-se apenas numa sensação, numa impressão de que se tudo parou à nossa volta, o mercado jurídico também parou.
Ora, nem uma, nem outra, são verdadeiras.
Nem tudo parou à nossa volta, havendo diversos sectores da sociedade que se mantiveram em relativa normalidade (havendo até alguns que cresceram nesta fase), nem o mercado de recrutamento jurídico parou, ou anda perto disso.
Para o demonstrar empiricamente:
- Bastaram 5 minutos no LinkedIn,
- Navegando em apenas 2 perfis de recrutadores de Legal,
- E ver as publicações do último mês,
- Para ver 20 oportunidades para advogados!!!
O exercício que fiz, durante 5 minutos, foi verificar todas as oportunidades que 2 recrutadores específicos de um Head Hunter de Legal tinham publicado no LinkedIn, durante o mês anterior ao da análise.
E o resultado foi o de uma amostragem de 20 oportunidades diferentes na área de legal, nesse mês, em plena segunda vaga da pandemia.
Pode-se dizer que a amostra é pequena, e isso é verdade.
Mas é também verdade que esta amostragem não englobou:
- Os outros 22 recrutadores de Legal, dos 7 Head Hunters que actuam na área de Legal em Portugal.
- Nem todos os anúncios formais de recrutamento de Legal no LinkedIn.
- Nem todos os anúncios formais de recrutamento de Legal em todas as demais plataformas de recrutamento em Legal em Portugal.
- Nem todas as oportunidades em Legal que nem sequer chegam a ser públicas e que nós ajudamos os nossos clientes na Upper Side – Career Management & Advisory a descobrir.
Assim, o facto desta amostragem ser pequena só reforça a ideia subjacente à mesma: o número de oportunidades é muito superior, o mercado de recrutamento jurídico não está parado, e as oportunidades estão por aí, oara quem está atento e preparado para elas.
Bom, e se assim é agora, quando a pandemia passar com a administração generalizada de vacinas em 2021, e alguma normalidade regressar à economia do país, maior será a necessidade de profissionais jurídicos em empresas em sociedades de advogados
Mas para aceder a elas não bastará estar atento. É necessário também estar preparado para elas quando as oportunidades certas surgem.
Por isso mesmo, este é o momento certo para se preparar para abordar o mercado juridico.
Para que, quando estas oportunidades surgirem, não haja improvisos (porque não há margem para eles no mundo do recrutamento).